Os ‘bichos’ chegam a partir das 22h00 de 29 de Julho, pela Companhia Sarruga, que apresenta “Fazer Gigantes Esses Pequenos Insectos” na principal artéria olhanense.
Um estremecimento no solo. Um rugido aterrador. Outro estremecimento. Ao longe, inicia-se um ritmo constante, uma música estridente. Grandes labaredas iluminam a rua e o calor ardente parece queimar por um instante.
Dois estremecimentos mais. Acercam-se. Apercebe-se uma estrutura alta e luminosa, que sobressai por entre uma nuvem de neblina ancestral. De entre o odor, a pólvora aparece o primeiro deles. São dragões, são répteis gigantes, são monstros de outros tempos…
Sarruga é uma companhia com 15 anos de percurso; nascida em 1994 na sequência de uma inquietação e de uma energia muito pessoal, motivada por Pakito Gutiérrez, seu director e criador.
A decisão de fazer espectáculos de rua emerge a partir de uma ideia clara – fazer gigantes esses pequenos insectos que apaixonam o seu criador. Essa ideia leva-o a lançar-se num intenso estúdio de engenharia mecânica e de motricidade, para poder converter esses minúsculos insectos vivos em imensas máquinas que parecem vivas.
A mobilidade das máquinas está perfeitamente concebida para que possam realizar movimentos idênticos aos insectos reais. Dessa ideia original com insectos, Sarruga foi ampliando o seu ponto de vista e criando animais mitológicos (dragões), animais marinhos, etc…
Um impressionante e divertido espectáculo de rua, para ver dia 29 de Julho, em Olhão.
Com entrada livre, este espectáculo é uma co-produção entre o Município de Olhão e o programa Allgarve.