A 2ª edição do EcoFest, a decorrer no centro e arredores da Vila de Monchique, de 12 a 14 de agosto , pretende afirmar a realidade ecológica atual , despertando consciências através da partilha de world music, atividades ao ar livre e práticas sustentáveis. Com duas vertentes que se cruzam permanentemente, Música e Ambiente, o Ecofest representa uma oportunidade para celebrar o património musical, cultural, ambiental, natural e paisagístico, numa festa que decorre de dia e de noite e cuja entrada é gratuita.
Do vasto cartaz musical poderá destacar-se a participação das bandas andaluzes “La Selva Sur” com uma estonteante energia que combina vários ritmos e “Rare Folk” cujos espetáculos ao vivo reservam sempre alguma inovação, os algarvios “Marenostrum” que asseguram o despertar da chama da dança e o som eletrónico dos brasileiros “Napalma” e do DJ All Sun. A noite trará também a oportunidade para mostrar os passos de dança ensinados no Workshop de danças tradicionais com Alexandre Matias, um dos mais conceituados nesta área.
Para além da música, o EcoFest, tem uma importante componente ambiental que se traduzirá na oferta de diversas atividades ao ar livre. Destacam-se neste programa as burricadas, passeios a pé e de bicicleta, rappel, slide, entre outras sugestões. Os ateliers de cerâmica Raku, cozinha vegetariana, costura ambiental, complementam a vertente mais pedagógica do festival. A não perder também, a Ecofeira de artesanato contemporâneo, produtos regionais e materiais reciclados.
A organização do Ecofest – Música e Ambiente está a cargo da Câmara Municipal de Monchique e da Blind Note – agenciamento e produção de espetáculos . A música, o bom ambiente e a energia positiva do EcoFest de Monchique apresentam-se como uma proposta irresistível e inovadora a incrementar o verão algarvio.
Fonte e foto: Ecofest