Os residentes e visitantes da cidade terão oportunidade de saborear e comprovar a imensa riqueza das variedades locais de tomate. Esta primeira prova e mostra é o início da devolução do trabalho de levantamento de variedades locais que está a ser desenvolvido no interior algarvio, no âmbito do Projeto Prove – Promover e Vender, dinamizado pela Associação In Loco no âmbito do PRODER. Este levantamento está a ser efetuado pela Associação Colher para Semear, de âmbito nacional, que tem desenvolvido este trabalho quer com hortícolas quer com fruteiras. Esta associação, tem como missão recolher e valorizar as variedades locais que estão bem adaptadas à região e estão profundamente interligadas com a nossa cultura, gastronomia e relações sociais.
O tomate é o mais emblemático alimento no verão , por isso é oportuno promover as variedades locais produzidas no Algarve e também noutras partes do país. Com esta iniciativa, as duas associações pretendem, sensibilizar o consumidor para a grande diversidade de formas, tamanhos e cores e para a qualidade de sabor e aroma.
Pretende-se também sensibilizar para o consumo de produtos locais e produtos da época, valorizá-los e divulgá-los.
A aproximação entre quem produz e quem consome contribui para a economia local do setor agrícola e contribui para uma alimentação mais saudável dos consumidores.
Fonte: CMSBA
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico