Danças do Mundo invadem São Brás de Alportel

0
458
FolkFaro_SoBrsAlportel_Srvia
As danças do mundo regressam ao Jardim da Verbena no próximo dia 21 de agosto, em mais uma incursão no concelho do Festival de Folclore Internacional Cidade de Faro – FolkFaro

, que desta feita leva a São Brás de Alportel a dança e a música da Bielorrússia, da Polónia e da Sérvia.

Este festival internacional de folclore decorre de 20 a 28 de agosto  e em mais uma edição integra São Brás de Alportel nesta rota intercultural. Trata-se de uma iniciativa anual, do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. O espetáculo  são-brasense tem ponto de encontro, às 22h00, no Jardim da Verbena, para revelar a magia dos povos que preservam e mantêm vivas as suas raízes culturais através de músicas e danças típicas.

Da Bielorrússia, chega a Companhia de Dança de Brest Radost, atualmente  um dos principais representantes e intérpretes da arte musical e coreógrafa do povo bielorrusso, apresentando elementos dos festivais populares e festas ao ar livre dos rituais dos tempos antigos e das celebrações nacionais, presentes nas danças alusivas à festividade do fim das colheitas, à festa do casamento, entre muitas outras celebrações típicas.

A Polónia traz ao festival o Grupo de Música e Dança “Wisla”, da cidade de Plock, que apresenta folclore regional, danças nacionais polacas e até uma seleção  de danças de diversos países europeus, tendo conquistando já por dois anos o galardão de “Melhor Grupo de Dança e Canto” da Polónia.

Finalmente, a Sérvia, o terceiro país a pisar ao palco do Jardim da Verbena, será representado pela Associação Artística “Svetozar Markovic”, uma das mais antigas e bem sucedidas associações culturais da República da Sérvia. Fundada em 1945, na cidade de Novi Sad, esta associação compreende diversas secções: Grupo de Folclore, Coro, Orquestra, Banda de Cordas, Grupo Vocal Feminino e Escola de Instrumentos Tradicionais e estudantes desde tenra idade até aos seniores.
FolkFaro_SoBrsAlportel_Srvia
Na edição de 2011, este espetáculo  de dança do mundo será devidamente acompanhado pelo Mercadinho Intercultural, integrado no Ciclo de verão  dos Mercadinhos de Artesãos, uma iniciativa do Mercado Municipal, que de junho  a setembro  leva o artesanato fora de portas.

Fonte e foto: CMSBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.