“Regresso às aulas”
As crianças não devem transportar mais do que 10% do seu peso ideal. Uma postura incorreta e mochila com excesso de peso são maus hábitos que os jovens adquirem devido à quantidade de manuais e equipamentos que transportam diariamente. A Organização Mundial de Saúde faz este alerta, relativamente ao peso, pois entre os 10 e os 12 anos a estrutura óssea ainda se encontra em desenvolvimento e assim sendo, o excesso de peso pode provocar escolioses e degenerações dos discos da coluna.
Por isso aconselhamos os pais a verificarem se o peso das mochilas é o adequado, ou seja, se a criança pesar 30 quilos a mochila com o material escolar não deve pesar mais de 3 quilos. Se for necessário transportar mais material o melhor será optar por uma mochila com rodas, com uma pega regulável.
Quando for comprar a mochila, leve a criança, para que esta a experimente. Tente aliar o conforto do modelo ao gosto do seu filho. É importante testar a comodidade bem como o tamanho e o peso da mochila vazia, pois este não deve exceder meio quilo. Deverá escolher um modelo “anatómico”, com alças e costas acolchoadas e adaptáveis.
Deixamos alguns conselhos para os detalhes que deve ter em consideração na hora da compra:
• Alças e com uma largura mínima de 4 centímetros. Estas devem permitir regular a sua posição;
• Costas e alças acolchoadas;
• Cinto regulável, para que a mochila não oscile;
• Espaço para arrumação do material de forma uniforme, para que o peso fique bem distribuído;
• Mochilas com rodas, sempre que seja necessário transportar mais peso;
• Bandas refletoras , para que quem transporta a mochila seja visível por quem circula na estrada.