As Desfolhadas realizavam-se em finais de setembro ou início de outubro, depois do corte do milho nos campos. O grande dia da desfolhada juntava na eira, quase sempre à noite, grandes grupos de homens e mulheres que retiravam as folhas e deixavam apenas as maçarocas de toda a colheita. Neste dia de festa, rapazes e raparigas juntavam-se ao grupo na expectativa de encontrar o Milho Rei – uma maçaroca de milho vermelho – que segundo a tradição implicava dar um abraço e um beijo a todos os participantes na roda. Era a oportunidade de dar um beijinho à pessoa amada, o que fazia com que as desfolhadas fossem um dos momentos mais aguardados do ano.
Nos dias de hoje a Desfolhada à Moda Antiga convida jovens de todas as idades a participar neste convívio intergeracional, num retorno ao passado que se revive, folha, a folha em busca do milho rei. Nesta festa de tradições não faltam as massarocas, as alegres cantorias de outrora, os petiscos, os trajes da época, e muita animação para uma noite recheada de memórias e boa disposição.
Esta iniciativa da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e do Rancho Típico Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, “tem por objetivo preservar a tipicidade são-brasense, promover a identidade cultural e etnográfica de São Brás de Alportel e relembrar o espírito de entreajuda comunitária da antiga desfolhada”.
Fonte e foto: CMSBA