A atividade pretende “demonstrar e dar visibilidade ao trabalho relevante que o Município de Loulé tem vindo a desenvolver na área litoral, no domínio ambiental e turístico, bem como alertar e consciencializar os cidadãos para a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros”.
Além de promover e desenvolver o sentido de respeito pelo ambiente no seio da comunidade e de assumir uma postura de comprometimento para com as futuras gerações, numa perspetiva de sustentabilidade das condições e características dos habitats naturais, a Autarquia pretende ainda aproveitar a visibilidade de realizar esta ação numa das zonas de praia mais frequentadas do Algarve e do País, para promover uma maior responsabilidade e envolvimento conjunto dos cidadãos e dos decisores.
De forma a garantir em todo o processo uma mais-valia ambiental e um bom acompanhamento, foram endereçados convites à Associação Almargem, Quercus, Liga de Proteção da Natureza e Geota, para estarem presentes e colaborarem na separação e encaminhamento dos resíduos ou noutras tarefas a acordar em função da sua vocação e disponibilidade.
O Centro Azul de Quarteira será o local de coordenação geral da ação, onde será feita a receção e o encaminhamento dos participantes e de onde partirão as orientações para o posicionamento dos meios e equipamentos.
No final, será fornecido um almoço convívio, que proporcionará certamente bons momentos de confraternização e a livre troca de experiências e opiniões entre o grupo. Este será também o momento oportuno para a entrega de certificados e lembranças de participação aos intervenientes na ação.