“Dia Mundial da Alimentação”
No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, motivo que levou a DECO a elaborar um estudo sobre os menus escolares.
A escola tem, cada vez mais, um papel essencial na educação alimentar das crianças. A falta de tempo dos pais para preparar refeições leva cada vez mais crianças a almoçar no estabelecimento de ensino. Trata-se, pois, de uma boa oportunidade para promover hábitos alimentares saudáveis.
O estudo feito revela que as cantinas dão prioridade a pratos estufados e assados, sendo que os fritos – mais prejudiciais para a saúde –, são menos frequentes. Outro fator positivo é a presença diária de legumes em 65% das escolas.
Em geral, as ementas respeitam os critérios nutricionais, dão prioridade a métodos de confeção saudáveis, embora ainda sirvam muita carne.
Apesar de as crianças referirem que preferem comer no bar da escola, no entanto, reconhecem, que a refeição da cantina é mais completa, apenas criticando os cuidados na confeção e apresentação mas não os ingredientes.
As regras dizem que não há alimentos proibidos. No entanto, o segredo está em repartir bem os ingredientes pelos vários dias, por isso a avaliação do equilíbrio alimentar tem de considerar, no mínimo, um menu quinzenal.
Neste sentido, a DECO aconselha que:
• Analise semanalmente a ementa do refeitório e verifique se há boa alternância entre carne e peixe e acompanhamentos;
• Verifique se todas as refeições incluem legumes cozinhados ou saladas e chame a atenção das crianças para a importância que estas assumem na alimentação.
• Contabilize a frequência de fritos e similares. Este não devem ser servidos mais do que uma vez por mês;
• Se houver falhas frequentes na composição das refeições ou ouvir queixas das crianças, exponha a situação à direção da escola.