A DECO INFORMA…
A Televisão Digital Terrestre é a digitalização das atuais emissões de televisão, captadas por antenas e que incluem os canais de acesso livre (RTP 1 e 2, SIC, TVI e RTP Madeira e Açores). Este processo funciona através de ondas de rádio que se propagam pelo ar, emitidas por estações transmissoras e retransmissoras e captadas, em casa, pelas antenas do espectador.
As emissões analógicas, em funcionamento atualmente, não podem ser mantidas por muito mais tempo pois ocupam demasiado espectro radioelétrico. Por isso, a Comissão Europeia determinou que a televisão digital fosse introduzida em todos os países da União Europeia.
A TDT entrará em vigor já em 2012, sendo que o corte das emissões analógicas vai acontecer de forma faseada. A 12 de janeiro acontece a 1ª fase do corte das emissões analógicas, este vai abranger todo o litoral do país. No Algarve os concelhos afetados por esta 1ª fase são: Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Lagos, Portimão, Lagoa e Silves. Na 2ª fase, que acontece a 22 de março, serão afetados os arquipélagos dos Açores e Madeira. Na 3º fase, que acontece a 26 de abril, será a vez dos municípios do interior do país, no Algarve os concelhos abrangidos por esta 3ª fase serão: Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Alcoutim Castro Marim e Vila Real de Stº António.
Para que os telespectadores possam continuar a ter os canais de acesso livre RTP 1 e 2, SIC, TVI e RTP Madeira e Açores será importante verificar se os seus televisores são compatíveis com a TDT ou se pelo contrário será necessário comprar equipamentos. Mas antes de comprar qualquer equipamento certifique-se se sua zona de residência é coberta pela TDT ou por DTH. Pode confirmar esta informação no site www.deco.proteste.pt ou na página http://tdt.telecom.pt/ e esclarecer as todas as suas dúvidas.