Há 26 anos que a tradição se cumpre e as duas árvores seculares do jardim do Refúgio recebem as luzes natalícias que iluminam um Natal diferente para Crianças entre os 0 e os 6 anos que recebem apoio desta instituição fundadora da Emergência Infantil em Portugal.
Este ano Assunção Esteves, a primeira mulher presidente da Assembleia da República portuguesa, vai presidir à inauguração da iluminação natalícia, que acontecerá pelas 17h30. A seu lado vai contar com a presença do secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Dr. João Casanova Almeida, e também de Dr. Fernando Negrão, presidente da primeira comissão da Assembleia da República para os Direitos da Liberdade e Garantias e de Dr. Mendes Bota presidente da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República.
Por sua vez, a visita da população aos mais pequenos vai acontecer a partir das 17 horas.
“É com enorme prazer que mais uma vez abrimos as portas desta instituição à população. E somos gratos à presença dos nossos ilustres convidados e à sua demonstração de afetos às nossas Crianças nesta santa quadra de Natal”, declarou o Dr. Luís Villas-Boas, diretor do Refúgio Aboim Ascensão.
No total são 3 mil luzes, distribuídas ao longo de 30 metros. Para as acender são precisos 17 interruptores; por cada interruptor ligado 200 luzes ganham vida!
Esta tradição é assegurada este ano graças ao apoio da Câmara Municipal de Faro e de Mecenato. E para a montagem das luzes a equipa do Refúgio Aboim Ascensão conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Loulé.
Ao longo de 35 dias – entre 1 de dezembro e 6 de janeiro – as luzes fotoelétricas vão acender-se a cada cair de noite para proporcionar a magia do Natal a que todas as Crianças têm direito. A partir de dia 1 de dezembro o Natal ganha vida com as várias surpresas que particulares, entidades e associações vão proporcionar para os bebés e meninos do Refúgio Aboim Ascensão. “Apesar da crise económico-financeira a nossa instituição consegue, felizmente, manter uma situação estável porque quem nos tem ajudado continua a ajudar”, explica o Dr. Luis Villas-Boas.
Até 1 de novembro de 2011 a equipa técnica desta instituição já tinha encaminhado para a família – original ou adotiva – cerca de 40 Crianças.
Fonte: Refúgio Aboim Ascensão