Numa organização do Consulado Geral do Brasil em Faro decorreu nos passados dias 8 e 9 de junho, a Semana do trabalhador Brasileiro na Europa.
Muitos foram os temas de interesse que serviram essencialmente para elucidar e ajudar a comunidade Brasileira residente na região Algarvia, nomeadamente “Temas trabalhistas e Retorno ao Brasil” e “Empreendedorismo dos imigrantes Brasileiros em Portugal”. Antes do final do primeiro dia, ainda houve tempo para que a comunidade Brasileira tivesse a oportunidade de atendimento de um advogado para orientação jurídica, esclarecimentos de questões das palestras ministradas e um stand do Consulado Geral do Brasil em Faro.
Para finalizar, ainda houve tempo para inaugurar uma exposição sobre o tema, “Ecos do Brasil” e a passagem de um filme intitulado “Coisa mais Linda” no Instituto Português da Juventude. Depois, no Jardim Manuel Bivar, teve lugar um show de capoeira.
Esta Semana do trabalhador Brasileiro na Europa terminou no dia 9, com palestras sobre “Direito dos trabalhadores indocumentados, Previdência Social e vinculação cultural dos imigrantes ao país de origem” e “Noções teóricas e práticas do Direito do trabalhador Português.
Esta iniciativa do Consulado Geral do Brasil em Faro terminou com um espetáculo no largo do Carmo, com Sílvia Nazário, acompanhada do “Trio Forró de Lampião” com Rogerinho do acordeão.
Carlos Encarnação
O Consulado-Geral do Brasil em Faro foi criado pelo Decreto nº 7.399, de 22 de dezembro de 2010, firmado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o principal objetivo de apoiar e de atender a numerosa população de nacionais brasileiros residente na região do Algarve e arredores. Além do distrito de Faro, a jurisdição do Consulado-Geral abrange as regiões de Beja, Évora, Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, pertencentes ao distrito de Setubal.