A DECO INFORMA…
O sol tem efeitos benéficos sobre o humor e é indispensável nalgumas funções corporais, como a síntese da vitamina D, mas também contribui para o envelhecimento da pele e o aparecimento de lesões cancerosas. A radiação excessiva favorece ainda o aparecimento de cataratas e podem causar queimaduras reversíveis na córnea, que causam perda temporária de visão. Para reduzir o risco, use sempre protetor solar. Tenha pele escura ou clara, use um fator de proteção elevado e com filtros contra os UVB e UVA. Aplique o produto meia hora antes de sair de casa, para ter tempo de ser absorvido. Na praia e na piscina, renove a aplicação de duas em duas horas e após cada banho. Evite o sol entre as 11 e as 17 horas.
Use óculos de sol com proteção contra a radiação ultravioleta (UV). Esta informação deve constar na rotulagem. Um chapéu de abas ou um boné, além de proteger a cabeça, reduz para quase metade a incidência direta de luz nos olhos.
A roupa leve é outro requisito dos dias quentes. O vestuário de algodão simples ou com mistura de poliéster é o melhor para proteger do sol e do calor. As cores escuras são mais quentes, mas mais eficazes contra a radiação. Se as temperaturas forem muito elevadas, procure os locais menos expostos ao sol. Evite esforços físicos exagerados.
Se sentir a temperatura corporal aumentar, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.
As refeições ligeiras, com pouca gordura, são mais fáceis de digerir. Saladas, por exemplo, de frango ou atum, e fruta são boas opções para os dias quentes. Beba, pelo menos, 2 litros de água. Os sumos naturais são boas alternativas. Mais do que nunca, preste atenção à conservação dos alimentos. O tempo quente e seco é propício ao desenvolvimento de alguns microrganismos responsáveis por toxi-infeções alimentares. Se levar comida para a praia ou organizar um piquenique, transporte os alimentos mais perecíveis, como iogurtes, fiambre e leite, numa geleira e mantenha-a a sombra.