A genial ideia do professor francês (Pierre) de transformar as origens gregas dos Jogos Olímpicos, adaptá-los ao nosso tempo e ditos modernos, começados em 1896, em Atenas, tem dado oportunidade para muitos atletas muita juventude mostrarem mais universalmente do que são capazes, para isso, sujeitam-se a intensivos treinos acompanhados de vontades para vencer.
Jogos Olímpicos, sempre um tema que desperta atenções na opinião pública mesmo na menos interessada pela prática desportiva. Fica-se mais a par de muitas modalidades desportivas, mesmo não assistindo ao vivo, sobretudo a televisão mostra-nos muito deste extraordinário evento considerado a maior celebração mundial do desporto.
Voltando aos Olímpicos de verão , Portugal tem brilhado um pouco, alguns exemplos a Vitória aparentemente fácil do maratonista Carlos Lopes, que ganhou medalha de ouro em Los Angeles, na Califórnia, em 1984. Nos últimos Jogos, Pequim 2008, o Nelson Évora, e a Vanessa Fernandes, também subiram aos pódios-sempre momento de emoções quando ouvem-se hinos e bandeiras elevam-se.
Este ano, como eu muitos algarvios e algarvias, desejamos sorte á participação atlética do Algarve, que ajuda a representar a bandeira das Quinas na capital inglesa, e se conseguir alguma medalha, será uma alegria e excelente contributo através dos Jogos Olímpicos para mais prestigiar a ”Marca Algarve.”
Ireneu Vidal da Fonseca
Massachusetts
U.S.A.