“Arrendar casa hipotecada não evita penhora”

0
297
logo deco
logo deco“Estou com algumas dificuldades em pagar o crédito da casa e vi uma notícia na Net na qual dizia que podia arrendar a casa a um familiar e assim não perdia a casa. É verdade?”

A DECO INFORMA…
Se está em risco de perder a casa devido a dificuldades no pagamento do empréstimo, não recorra à solução que circula por e-mail e nas redes sociais.

A mensagem aconselha uma via “completamente legal” para evitar que o banco fique com a casa: arrendá-la a um familiar por um preço simbólico de 1 ou 5 euros mensais a 100 anos e registar o contrato na Conservatória de Registo Predial. Desta forma, o banco poderia ficar com a casa, mas não poderia desalojar o inquilino.

Arrendar a casa é uma possibilidade para evitar a sua penhora no caso de famílias em risco de incumprimento no empréstimo e que não conseguem vendê-la rapidamente. Mas o proprietário só pode arrendá-la se o banco autorizar. Isto é, mesmo para arrendar a um familiar precisa da autorização do banco. Problema grave: o spread aumentará imediatamente.

Se aceitar, o banco assume responsabilidades sobre o contrato de arrendamento do inquilino. Já se o proprietário avançar à revelia do banco, este tem motivos para resolver o contrato de crédito e pode obrigar o cliente a pagar a totalidade do empréstimo ou, em caso de recusa, a executar a hipoteca.

Assim, um contrato de arrendamento não impede a penhora, apenas pode atrasá-la. Enquanto o processo decorre, a dívida dispara devido aos juros. Se o valor da casa for insuficiente para saldar a dívida, o banco pode pedir a penhora de outros bens e rendimentos do cliente, como ordenados e pensões.

Se está em perigo de deixar de pagar a prestação da casa, tente negociar o alargamento do prazo do empréstimo com o banco, por exemplo. Se não escapou ao incumprimento, conheça as “saídas de emergência” para travar o sobre-endividamento, consultando o nosso portal na internet: www.gasdeco.net.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.