Durante três meses, centenas de visitantes votaram nas 59 peças propostas e o público demonstrou uma notável preferência pelos ídolos contemporâneos da música e do cinema, embora também as esculturas de Camões, Gandhi e Steve Jobs ficassem entre as dez primeiras classificadas.
Em segundo lugar ficou a escultura Madagáscar, na zona dedicada a personagens de animação, e em terceiro, novamente com o mesmo número de votos, classificaram-se as esculturas de Madonna e a peça dedicada às Artes Plásticas, que inclui uma reprodução da Guernica e alguns quadros de Van Gogh.
Nesta décima edição do festival dedicada ao tema Ídolos, trinta e cinco mil toneladas de areia foram transformadas em cerca de sessenta personalidades do desporto, da música, do cinema, das artes plásticas, da ciência, da religião e da política, por um conjunto de artistas de vários países.
Os artistas que realizaram as esculturas vencedoras foram o russo Ivan Zverev, na interpretação de Bob Marley, a americana Eva Mcgrew, dos Estados Unidos e Jakub Zimacek da República Checa em John Deep. Madagáscar foi realizada pelo mesmo artista checo e as esculturas classificadas em terceiro lugar são da autoria do irlandês Fergus Mulvany (Madonna) e de Michel Kok, da Holanda e Radovan Zivný da República Checa (Artes Plásticas).
A exposição, que decorre em Pêra no Algarve, está aberta até 25 de Outubro, todos os dias entre as dez da manhã e as oito da noite.
Fonte: FIESA