A DECO INFORMA…
Cada vez mais têm chegado à Associação reclamações de empresas que usam o nome de outras para divulgar prémios e levam consumidores a fazer chamadas que saem caras na fatura.
O modo de operar destas empresas passa por utilizar o nome de outras empresas conhecidas, informando os consumidores de que ganharam um vale de € 200,00 ou, por vezes, uma estadia de fim-de-semana num hotel. De seguida, solicitam aos consumidores, com o objetivo de confirmar dados, que liguem para um número de valor acrescentado, destacando que o cliente nada pagará pela chamada.
Por vezes, a fraude só é detetada na fatura de telefone.
O funcionamento destas fraudes é semelhante ao de concursos e passatempos, encaminhados para números de valor acrescentado, sobretudo por mensagens de telemóvel, em que, enviada a primeira SMS, adere a um contrato de prestação continuada de serviços e começa a receber mensagens de valor elevado a pagar no destino.
Normalmente, o barramento de chamadas de valor acrescentado está ativo por defeito para telefones fixos ou telemóveis. Só poderá ligar para estes números se o pedir à operadora.
No entanto, há uma exceção: os serviços de televoto estão ativos por defeito e correspondem aos números começados por 607, precisamente os números utilizados por empresas que praticam estas fraudes.
No início de cada de chamada, é obrigatória uma gravação a informar sobre os custos e a cada minuto deve soar um toque a avisar a passagem do tempo.
Se foi vítima desta fraude, denuncie à ANACOM através dos seguintes contactos: 800 206 665 ou preencha um formulário no portal em www.anacom.pt. Em alternativa poderá também contactar a DECO com vista a obter mais informações.