O Natal

0
253
presepio olhao
presepio olhaoEsta época festiva aí está de novo com os presépios. As árvores de Natal das maiores às mais pequenas estão por todo o mundo, representam o símbolo mais popular para ajudar a celebrar o Natal.

È bom lembrar aqui um pouco a história da figura mágica desta tradição, o Pai Natal, consta que foi inspirado no Santo Nicolau, que dizem ter nascido na Turquia junto ao Mediterrâneo no século III, ou IV, e durante parte da sua vida, a sua benevolência dava-lhe para distribuir donativos.

E é mesmo no Pai Natal inventado nos países nórdicos, que grande parte da humanidade concentra as suas atenções. Na noite da ”missa do galo” lá vem da Lapónia, no trenó puxado pelas Renas, e para muita criançada a crer na história, lá ficam contentíssimos se o senhor gorducho de barbas brancas deixou-lhes o que lhe tinham pedido, normalmente brinquedos.

Como as crianças, também muitos de nós adultos desembrulhamos as prendas de Natal com interesse e curiosidade. Do meu lado o Santa Claus considero-o generoso desde há bastantes anos, além disso, o meu verdadeiro pedido não é muito, normalmente situa-se nalgum CD musical, ou um livro.

Nesta considerada grande festa da família que é o Natal, nestes momentos de crise que o mundo atravessa, cada qual vai pela melhor maneira que entende e pode para festejar o Natal. No comes e bebes, o costume português do prato com bacalhau certamente que não faltará para muita gente, e à mesa provado, é saboreado também a boa maneira algarvia, acompanhado com um pouco de vinho.

Ficava mal se não mencionasse nesta crónica uma das características relevantes que o Natal tem. Dar um pouco de consolo aos desafortunados da sorte, aos que têm fome, falta de afetos, e mesmo falta de agasalho. Em suma, os humanos encontram-se mais solidários.

O Natal traz momentos de saudade e emoções. Deixemo-nos embalar pelas aprazíveis canções de Natal. Haja alegria nesta tradição e época do ano que brilha, enquanto inumeráveis mensagens incluindo a minha são enviadas por todo o mundo desejando Boas Festas.

Ireneu Vidal da Fonseca   
Massachusetts
U.S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.