A DECO INFORMA…
Os consumidores responderam ao apelo da DECO, permitindo entregar o abaixo-assinado no Ministério da Economia, na Rua da Horta Seca, a 14 de Dezembro. Lançada a 23 de Novembro em www.igualaolitro.pt, esta acção contou com 42 268 assinaturas e defende a transparência total nos combustíveis.
As assinaturas recolhidas em cerca de 15 dias são o resultado do sucesso desta operação. O envolvimento activo dos consumidores reflecte a partilha desta causa e a exigência para mudar a situação.
Testámos gasóleo low-cost, regular e premium e o resultado é igual ao litro. Na hora de atestar, use o mais barato.
Todas as alegações das companhias devem ser comprovadas. Só assim o consumidor pode saber o que compra e fazer uma escolha livre. Os testes aos combustíveis devem ser realizados periodicamente.
É urgente criar uma entidade para controlar a publicidade e regular o sector ao nível da qualidade do combustível e da transparência nos preços, com coimas eficazes para punir os abusos.
Como o nosso estudo provou, para todos os combustíveis testados, o resultado é “igual ao litro”. Podem chamar-lhe “low-cost” ou “premium”, mas o impacto no automóvel não é significativo.
A DECO pretende a transparência total já. Os consumidores foram enganados durante décadas. Chegou a hora do Estado intervir nesta situação. A DECO compromete-se a divulgar os desenvolvimentos desta acção.