Resultantes da reconstrução do antigo edifício da casa do capitão-mor, e mais tarde edifício das finanças e tesouraria, as novas instalações da Divisão de Obras preservaram integralmente a arquitetura e as características principais do solar do século XVIII, adaptando-se apenas o seu interior às novas funcionalidades.
Aliando a preservação do património à inovação, o edifício desenvolve-se em 3 pisos e garante a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
A obra custou cerca de 340.000 euros à Câmara Municipal de Alcoutim e representa uma mais-valia importante no atendimento aos munícipes, que são agora recebidos num espaço técnica e administrativamente mais adequado aos serviços.
O mesmo imóvel deu também lugar ao novo quartel da GNR de Alcoutim, inaugurado no dia 14 de setembro de 2012, com a presença do Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo. A requalificação de todo o edifício representou um investimento de 639.058,12 euros, correspondendo 54% do financiamento à autarquia alcouteneja e os restantes 46% à Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna.
“Soubemos aliar a preservação do património à inovação, ao desenvolvimento e à modernidade e garantimos o melhoramento da qualidade no atendimento aos munícipes”, garante o vice-presidente da autarquia de Alcoutim, José Carlos Pereira.
Fonte: CMAlc