A DECO informa…
Se o seu serviço não tem qualidade, reclame no formulário dedicado ao registo dos consumidores com problemas de qualidade na receção do sinal TDT, no nosso sítio da Internet. A DECO reencaminhará todas as situações à Portugal Telecom e dará conhecimento à ANACOM para tratamento prioritário.
Se porventura já utilizou o formulário antes e continua com problemas na imagem, preencha uma nova queixa para apelar àquelas entidades para a solução do seu problema individual.
Sem prejuízo das medidas que venham a ser implementadas na sequência de um processo de consulta pública aberto pela ANACOM, as ações tardarão. Até lá, os consumidores têm o direito a aceder a este serviço com a qualidade exigível.
Os números refletem o descontentamento para o qual alertamos ao longo de todo o processo da mudança para TDT: 62% dos inquiridos apontam falhas na receção do sinal.
Por outro lado, o custo da mudança é o segundo comentário negativo mais referido. A conta da adaptação para a TDT, via terrestre, ascendeu na maioria dos casos até €99. Esta quantia não inclui despesas com um novo televisor, uma despesa a somar à fatura em 15% dos lares.
Durante a mudança, foram feitas várias denúncias de aproveitamento da TDT, pelas operadoras de telecomunicações, convencendo os portugueses a subscreverem um serviço de televisão pago. Esta prática foi mesmo condenada pela ANACOM. Dos 71% de lares portugueses que têm televisão paga, mais de 5% tornaram-se clientes durante o último ano devido às dificuldades encontradas na mudança para a TDT ou porque consideraram ficar mais barato.