Planos de Poupança Reforma

0
364
logo deco
logo deco“Estou a passar algumas dificuldades e tenho um Plano de Poupança Reforma. Vale a pena pagar a prestação do crédito à habitação com estas quantias?”

A DECO INFORMA…

Em teoria é possível pagar as prestações do crédito à habitação com o plano de poupança-reforma, mas, na prática, alguns bancos não deixam.

Desde o princípio do ano que, teoricamente, os portugueses podem usar o saldo dos seus planos de poupança-reforma para pagar as prestações do crédito à aquisição de habitação própria e permanente. Para usufruir do direito, os aforradores têm de pedir no banco uma declaração com o montante das prestações e entregá-la na instituição que gere o plano de poupança-reforma. Esta instituição encarrega-se de transferir o dinheiro para o banco, que liquida as prestações. O pagamento é apenas das prestações em atraso ou das que se vão vencendo. O planos de poupança-reforma não pode ser usado para reduzir a dívida, ao invés do que defendemos e como muitos consumidores nos têm questionado. Não há uma antecipação do prazo de pagamento do crédito.

Em princípio, só vale a pena usar o plano de poupança-reforma para pagar a prestação do empréstimo se o rendimento do plano for inferior à taxa de juro do crédito à habitação, assumindo que não existe comissão de reembolso. Por exemplo, se o seu PPR rende 1% por ano e está a pagar 5% de taxa de juro pelo crédito, deve usar o plano para pagar as prestações. Pelo contrário, se o PPR rende 5% e a taxa de juro cobrada pelo crédito for apenas de 1%, então é mais rentável manter o PPR e ir capitalizando para a sua reforma.

De um modo genérico, quem tem crédito há alguns anos (quando os spreads eram reduzidos), as taxas de juro são bastante inferiores, estando, de momento, a pagar taxas inferiores a 1 por cento. Nestes casos, poucas vezes compensará resgatar o PPR, só se a família não tiver qualquer outro recurso financeiro.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.