A DECO INFORMA…
Assumindo-se como um dos serviços públicos essenciais mais utilizados pelos consumidores, é fundamental que a água das redes públicas e que usamos diariamente seja de qualidade.
É um facto que da torneira, corre água de confiança na grande maioria do território. No entanto, verificam-se diferenças notórias nas tarifas a pagar de norte a sul.
Entre Novembro e Dezembro de 2012, a Associação efetuou uma pesquisa a 110 municípios que revelou que a maioria aposta no aumento do tarifário de abastecimento.
Todos os anos, as entidades gestoras fixam novos tarifários de abastecimento, saneamento e resíduos sólidos urbanos. As tarifas reflectem todos os custos do serviço de captação, tratamento e distribuição. Nesta equação, as perdas de água reclamam também uma fatia. Na verdade, estas perdas atingem, em média 25% e há municípios em que o valor pode triplicar.
Mangueiras de regas de espaços verdes mal direccionadas ou rotura de condutas retratam o desperdício e as perdas elevadas do sistema. Trata-se de uma ineficiência que agrava os custos das entidades gestoras e que se reflecte na factura paga pelos consumidores.
Deste modo, a DECO convida todos os portugueses a ajudar as entidades gestoras de água da rede para melhorarem a sua eficiência contra o desperdício. Cada gota perdida tem custos que se reflectem nas facturas mensais pagas pelo consumidor.
A participação dos consumidores é fundamental para alterar a factura. Se detectar desperdícios visíveis de água, aceda ao formulário de denúncias no portal da Deco Proteste indicando o local e, se possível, enviando uma fotografia.
A Deco compromete-se a enviar a denúncia para a entidade gestora do município, para que a situação seja reparada. Também todas as denúncias serão enviadas para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.