Na sessão de abertura, na sexta, 19 de abril, às 21h30 é exibida a hilariante comédia, Una famiglia perfetta, do realizador Paolo Genovese, um dos grandes convidados da Festa em Lisboa. Una famiglia perfetta é protagonizada por Sergio Castellitto.
No sábado, 20, a tarde começa às 16h30, com a exibição de 6 curtas-metragens de eleição, títulos que estiveram presentes em grandes festivais internacionais como Veneza e Cannes e que integram a secção Il Corto. Às 18h30, Bellas mariposa, o filme “inventivo, criativo e surpreendente” de Salvatore Mereu, leva-nos a um mundo de personagens inesquecíveis, entre o fantástico e o real, através do olhar das jovens protagonistas.
Às 21h30, a secção Panorama, traz ao Cine-Teatro Louletano L’intervallo do realizador Leonardo di Costanzo, obra que conta com extrema sensibilidade a relação entre dois adolescentes presos numa realidade maior do que eles, um dos filmes mais premiados a nível internacional da 6ª edição.
Domingo, 21, às 16h30, é exibido La guerra dei vulcani de Francesco Patierno, um filme imperdível da secção Amarcord, dedicada à retrospetiva das obras, géneros e autores que fizeram a História do Cinema Italiano. La guerra dei vulcani retrata o maior escândalo cinematográfico-sentimental de sempre e tem como protagonistas Roberto Rossellini, Ingrid Bergman e Anna Magnani. Às 18h30, é exibido o filme Dimmi che destino avrò de Peter Marcias e às 21h30, a Festa encerra com Io sono Li de Andrea Segre, o grande vencedor da secção competitiva da 6ª edição de 8 ½ em Lisboa que recebeu dois prémios, o Prémio Oficial Rottapharm Madaus atribuído pelo júri e o Prémio do Público. Io sono Li vai ser distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.
A extensão de Loulé de “8 ½ Festa do Cinema Italiano” tem o apoio Câmara Municipal de Loulé e do Consulado Honorário de Itália em Faro.
Fonte: FCI