Muitos anos passaram, mas na noite de 12 de Junho, de 2010, calhou-me ver uma fogueira de alecrim, e em recinto da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, depois duma excelente atuação do Rancho Folclórico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Nexense.
De muita concorrência costumam ser as marchas pelos Santos Populares. Este ano esperamos ver outra vez os grupos trajando com brilho e glamour a desfilarem, e no Algarve, dão oportunidade para muitos turistas admirarem a vibrancia desses eventos ao ar livre, nessa Região tão preciosa da Península Ibérica à beira Mar plantada com Barrocal, e as serras.
No mês de Junho, além da fama que têm os Santos Populares, e muito a contar pelos festejos que se fazem em sua honra, também lembro aqui as comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades, tão expressado em comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
A época começa por ser já muito convidativa para ir à praia, não esquecendo as normas de segurança. O tempo até poderá estar friorento por vezes, mas com certeza que para muita gente irão aumentar vontades para ir à praia porque o calor aperta.
Com as temperaturas do Verão a chegar, mesmo assim os eventos ao ar livre sempre carecem da proteção do São Pedro para não chover como o povo diz, muito menos no Algarve, a natureza Mediterrânea do seu clima com poucas possibilidades para chover nesta altura, enquanto por cá acontece mais facilmente neste clima do norte dito temperado.
Agora menciono-lhes o São João, o batizador, já que consta que batizou Jesus o Messias, e o Santo António de Lisboa, e de Pádua, classificado como o Santo dos casamentos. Oxalá estes Santos inspirem-nos a ter um mês de Junho muito afeiçoado pelas coisas positivas.
Ireneu Vidal da Fonseca
Massachusetts
U.S.A.