Internet e os Jovens

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logo deco“Que dicas me podem dar sobre o acesso dos jovens à Net?”

A DECO INFORMA…

Acesso fácil e rápido a muita informação e a possibilidade de contactar pessoas de todo o mundo tornaram a Net no quotidiano de muitos jovens.

Mas as facilidades trazem perigos e os pais são quem está em melhor posição para controlar e alertar sobre o que a Net tem de bom e de mau. Quando os filhos são mais pequenos a tarefa não é complicada, até porque a curiosidade é direcionada para jogos e pesquisa de informação para a escola. Mas na adolescência os interesses começam a expandir e a procura de outras informações e modos de comunicação diferentes também.

O papel dos pais é fundamental para preparar os filhos para o uso da Net. Não basta impor regras, é importante explicar os perigos existentes e como evitá-los.

Assim, os pais devem familiarizar-se com a Internet para conseguirem aconselhar bem os filhos. Neste campo, existem vários sítios com as mais variadas dicas para pais e filhos, pelo que poderão consultar a informação em SeguraNet, Internet Segura e Miúdos Seguros na Net.

No entanto, para maior segurança e controlo, aconselhamos que o computador ligado à Net esteja num local da casa comum a toda a família, como a sala de estar.

Os jovens têm de aprender que não podem confiar em tudo o que surge online e devem ser sensibilizados para evitar dar informações pessoais, sobretudo numa rede social, como morada, escola que frequenta, e-mail ou telefone.

Também importante é que os jovens nunca partilhem palavras passe, mesmo quando tenham recebido uma primeiro, como voto de confiança. Este conselho é especialmente importante para os jovens que costumam jogar online.

Os pais devem insistir junto dos jovens no sentido de não aceitar encontrar-se com pessoas que conheçam online, explicando os perigos por trás deste tipo de situação e pedir-lhes que contem caso ocorram.

Os pais devem ensinar os filhos a pedirem permissão antes de publicarem conteúdos sensíveis como fotos suas ou de amigos e a avisarem quando recebem mensagens que os façam sentir confusos ou pouco à vontade.

Quando os filhos revelam uma má experiência online os pais devem explicar-lhes que agiram corretamente ao contar e ajudar a resolver a situação da melhor forma.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

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