“Depósitos para crianças”

0
282
logo deco
logo deco“Qual a melhor opção para investir as poupanças do meu filho?”

A DECO INFORMA…

Poupar para o futuro dos filhos é importante de modo a garantir que, quando for necessário, existe dinheiro para, por exemplo, pagar a universidade, daí que muitos pais tenham a preocupação de organizar uma poupança para os mais novos.
No entanto, com frequência surgem as dúvidas sobre qual será a melhor solução para rentabilizar as poupanças dos mais novos.

Neste sentido, analisámos as propostas dos bancos e concluímos que as contas de poupança para crianças e jovens têm um rendimento pouco interessante, inferior ao dos melhores depósitos dirigidos a adultos. Nos balcões que visitámos, grande parte aconselharam a subscrição de depósitos a prazo, mesmo não sendo a melhor opção para todas as idades. Pior foi a taxa anual líquida apresentada: 2%.

Para além das visitas aos balcões, dos 20 preçários que analisámos, 13 apresentavam produtos para crianças ou jovens, sendo que as propostas vão desde contas à ordem ou a prazo até seguros de capitalização. O problema é que nenhum dos produtos proporciona, no primeiro ano, um rendimento superior ao dos melhores depósitos a 12 meses.

Os Certificados de Aforro, apesar de terem um rendimento mais baixo não apresentam risco e há sempre a garantia do capital investido ficar intacto, são mais indicados para quem pode precisar do dinheiro em qualquer momento.

As Obrigações do Tesouro são também um produto de baixo risco, mas só interessam a quem não faz questão de ter o dinheiro disponível em breve. Outro inconveniente é que para diminuir os custos de transação , é necessário subscrever um capital mínimo de €2500.

Em suma, um investidor mais cuidadoso, mas que queira um bom rendimento, deve diversificar ao combinar vários produtos. Por exemplo, abrir um depósito a prazo para garantir alguma liquidez e comprar Obrigações do Tesouro para aumentar o rendimento com segurança.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui