Reportagem vídeo, também disponível na +Algarve TV (Meo Kanal nº 209742)
{youtube}6bP004GqPOg{/youtube}
Esta iniciativa, denominada “Projeto Cal”, consistiu na caiação de edifícios devolutos que se encontravam num estado de degradação acentuado na baixa de Faro, nomeadamente na Rua do Prior e na Rua do Compromisso, tendo a organização salientado que esta ação teve um carácter experimental para preparar uma parceria que de futuro se pretende mais forte e abrangente.
O objetivo desta iniciativa pretendeu, para além de melhorar a qualidade visual e o ambiente urbano das ruas intervencionadas, contribuir para sensibilizar os cidadãos para a importância da utilização dos materiais adequados nos processos de conservação de edifícios antigos, nomeadamente da cal, material natural, sustentável, acessível a todas as bolsas e de grande valor identitário no património cultural farense, algarvio e mediterrânico.
A organização salientou ainda a preciosa colaboração do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro que disponibilizou mais de uma dezena de formandos da sua “Acão de Vida Active de Reabilitação Urbana” que a custo zero caiaram durante um dia mais de 200 m2 de paredes, tendo a AmbiFaro tido um custo de pouco mais de dezasseis euros na compra de cal, o que prova que se podem desenvolver iniciativas interessantes com pouco investimento.
Esta sessão, a primeira de outras que seguramente se seguirão, enquadram-se numa estratégia de revitalização urbana e de marketing territorial que se pretende aplicar em Faro, cujos resultados apesar de demorarem algum tempo a tornarem-se mais visíveis junto da população estão aos poucos a tornar a cidade mais atrativa e acolhedora, promovendo as suas maiores potencialidades e a proporcionar um efeito multiplicador.
Fonte: Ambifaro