Da Natureza à Música e Tradições

0
306
folhas
folhasVeio Novembro, e cá pela área ainda perduram as cores de Outono. Lá para o dia de São Martinho, já a Mãe natureza terá posto por terra grande parte dessa esplêndida folhagem das árvores.

Tons vermelhos, e laranja muito atrativos nem só na natureza, mas por exemplo nas músicas, tem a sua importância. Os sons da instrumental idade, mais as vozes transmitem visual para o nosso imaginário.

Num destes dias ao ouvir a banda Echosmith na rádio, a interpretar”CoolKids” decidi elege-la a minha música deste Outono, do género pop, depois de já a ter ouvido algumas vezes, uma vez que tem andado nos tops.

Como muita gente, também sou dos que nas músicas, por vezes não ligo à letra, mas há música em si, ao estilo, seja da portuguesa, inglesa ou norte-americana, ou de outras nacionalidades. Assim como nas famosas sinfonias, concertos, ou valsas doutras eras mas sempre atuais no seu clássico. Aqui para a crónica retenho o Allegro da sinfonia n.- 27 de Mozart.

Aproxima-se então a tradição de São Martinho, santo húngaro que segundo a história viveu no século IV, e foi soldado, depois passou a bispo, assinalando-se pela sua caridade. A festeja-lo, muito mundo saboreia castanhas assadas, ou cosidas e bebem água-pé, para arrimar-se à tradição, em que entram outros comes e bebes, muito em magustos.

Uma das grandes tradições da América, o ThanksgivingDay, celebrado sempre à quinta-feira, este ano a 27 deste mês de Novembro. O prato favorito do dia de peru, e no bom hábito regado com um pouco do bom tinto. As origens da tradição vieram de boas relações entre índios e mais de uma centena de religiosos europeus chegados a Massachusetts, em 1620.

Hoje em dia, muitas tradições vão continuando quer seja na sua grandeza, ou pequenez, com a sua chama revelam-se, soam nas suas crenças, feitos, enquanto outras lá vão sobrevivendo.

Agora que este ano vai aproximando-se do fim, mais um ano está no horizonte e que naturalmente virá do lado nascente, e como sempre, mais um raiar de esperanças que vem pela humanidade.

Ireneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.