Tons vermelhos, e laranja muito atrativos nem só na natureza, mas por exemplo nas músicas, tem a sua importância. Os sons da instrumental idade, mais as vozes transmitem visual para o nosso imaginário.
Num destes dias ao ouvir a banda Echosmith na rádio, a interpretar”CoolKids” decidi elege-la a minha música deste Outono, do género pop, depois de já a ter ouvido algumas vezes, uma vez que tem andado nos tops.
Como muita gente, também sou dos que nas músicas, por vezes não ligo à letra, mas há música em si, ao estilo, seja da portuguesa, inglesa ou norte-americana, ou de outras nacionalidades. Assim como nas famosas sinfonias, concertos, ou valsas doutras eras mas sempre atuais no seu clássico. Aqui para a crónica retenho o Allegro da sinfonia n.- 27 de Mozart.
Aproxima-se então a tradição de São Martinho, santo húngaro que segundo a história viveu no século IV, e foi soldado, depois passou a bispo, assinalando-se pela sua caridade. A festeja-lo, muito mundo saboreia castanhas assadas, ou cosidas e bebem água-pé, para arrimar-se à tradição, em que entram outros comes e bebes, muito em magustos.
Uma das grandes tradições da América, o ThanksgivingDay, celebrado sempre à quinta-feira, este ano a 27 deste mês de Novembro. O prato favorito do dia de peru, e no bom hábito regado com um pouco do bom tinto. As origens da tradição vieram de boas relações entre índios e mais de uma centena de religiosos europeus chegados a Massachusetts, em 1620.
Hoje em dia, muitas tradições vão continuando quer seja na sua grandeza, ou pequenez, com a sua chama revelam-se, soam nas suas crenças, feitos, enquanto outras lá vão sobrevivendo.
Agora que este ano vai aproximando-se do fim, mais um ano está no horizonte e que naturalmente virá do lado nascente, e como sempre, mais um raiar de esperanças que vem pela humanidade.
Ireneu Vidal da Fonseca
Massachusetts
U.S.A.