O Jardim da Alameda João de Deus é o local escolhido para acolher o festival, no qual serão dados a conhecer 23 produtores e 140 tipos de cerveja nacional e internacional, num quadro de festa complementado com gastronomia algarvia, música e performances artísticas.
Este formato inovador é já uma aposta consistente a nível internacional, dentro dos poucos momentos de qualidade da oferta deste tema que existem em Portugal. A capital do Algarve torna-se com o Alameda Beer Fest, na sua edição de arranque, na referência a sul da Península Ibérica mais mediática, atraindo grandes cervejeiras e projetos já consolidados, 18 nacionais – entre os quais dois algarvios, cinco de Espanha e de um produtor britânico, para além de uma seleção de artesanais importadas em barril, exclusivas para o festival, dos novos produtores belgas, ingleses e americanos.
O festival abre as suas portas das 17:00 às 02h00, contando com uma vasta programação, marcadamente virada para a ligação com a cerveja e o empreendedorismo crafter, a folia musical, conteúdos pedagógicos, em estreita harmonia com o belíssimo Jardim da Alameda – um ícone da capital e dos Farenses.
Bandas em arruada, concertos ao vivo e dj’s darão o tom musical transversal a todas as idades. Workshops e labshops sobre cerveja, como a entender e como a produzir, harmonizar com determinados produtos e receituários do Algarve, degustar as propostas – nomeadamente as que já se produzem no Algarve; Showcookings e degustações de Cataplana Algarvia feita com base em cerveja e peixes da costa Algarvia pela mão do Chef Augusto Lima; harmonização dos doces tradicionais do Algarve com cervejas artesanais; provas guiadas pelo Chef e pelo Mestre Cervejeiro Pedro Sousa identificando os sabores e aromas gastronómicos que acompanham as cervejas; um curso prático exclusivo para principiantes de como fazer cerveja, também por Pedro Sousa da Post Scriptum Brewery, serão todos momentos imperdíveis deste evento.
De salientar ainda a estreia mundial de uma gama de gelados artesanais com assinatura de Chef com base cervejeira de Stouts e Doppel Bocks com produtos inovadores e únicos desta região como a salicórnia e a flor de sal; o lançamento de uma edição especial limitada de cerveja infusionada com zest da famosa Laranja do Algarve – A Zezé Double Ale; as cervejas artesanais do Algarve, Moura de alfarroba e a Marafada, sinal de inovação e empreendedorismo; um mercado de artesanato urbano de autor; conferências e conversas em que o tema se debate e se pontua nas áreas do marketing e I&D do produto, com a Cerveja Maldita, criadores de festivais e júris mundiais de cerveja como o espanhol David Castro; terminando esta volta pela enorme expectativa criada pela apresentação – um estreia em Portugal – da Cerveja do produtor Ian Robinson e da sua marca Trooper.
O festival contará também com a presença exclusiva da cerveja do fundador da banda Iron Maiden, que resulta de uma parceria da banda com o Moto Clube de Faro que se assume neste evento como o beer point daquela marca.
Fonte: CMF