Chef Fish – Congelar e Descongelar

0
277
logo deco
logo deco“Queremos participar no concurso Chef Fish, mas pelo que vemos, este concurso aborda muitos temas relacionados com o mar e os seus recursos, poderemos ter algum exemplo?”

A DECO informa…

O Concurso Chef Fish convida as escolas a produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis, no consumo de produtos do mar, e que demonstrem respeito pelo Oceano e dos seus recursos. Mas este projecto pretende alertar para muitos outros pontos, sendo um deles o manuseamento de alimentos, por exemplo na sua conservação.

Quase todos os alimentos podem ser congelados e conservados durante meses, desde que respeitem algumas regras de higiene e a cadeia de frio.

Poderemos deixar algumas dicas para ajudar a conservar os alimentos em casa. Comece por arrumar os alimentos frescos e congelados e só depois os restantes produtos. O desrespeito pela cadeia de frio acarreta riscos: um aumento da temperatura provoca e acelera o desenvolvimento de possíveis microrganismos existentes no produto, reduzindo o respectivo prazo de validade.

No caso do bacalhau, deverá demolhá-lo no frigorífico antes de congelar, durante 24 a 48 horas, consoante a espessura do peixe. Mude a água no mínimo 2 vezes por dia.

O branqueamento ajuda na conservação do pescado, mergulhe o pescado limpo, sem escamas e cortado durante 2 ou 3 minutos em água a ferver. Arrefeça num recipiente com água fria e gelo, seque com um pano ou papel de cozinha e congele.

Certifique-se se o pescado não foi descongelado na peixaria. Se tal aconteceu, só deverá ser congelado depois de confeccionado.

O prazo de conservação do peixe e marisco é diferente. Por exemplo, peixe magro ou meio-gordo como: pescada, raia, truta, solha e dourada têm prazo de conservação de seis meses. O peixe-gordo como o atum, salmão, sardinhas ou carapau e o marisco têm prazo de conservação de três meses.

Na descongelação também é necessário que existam alguns cuidados.

O peixe deve ser descongelado na parte inferior do frigorífico. Nunca à temperatura ambiente. Para uma descongelação mais rápida, pode fazê-lo em água fria, desde que a embalagem esteja bem fechada. Não descongele o peixe à temperatura ambiente ou em lugares quentes. Se o fizer, poderá alterar o aspecto, o aroma, a textura, o sabor e o valor nutritivo do peixe.

Quando descongelado, o peixe deve ser consumido o mais rapidamente possível e nunca voltar a ser congelado.

Saiba mais informações nos sites: www.decojovem.pt e www.eeagrants.org.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.