O principal objetivo é formar o maior número de pessoas para que, em caso de necessidade, possam atuar minimizando o sofrimento dos animais e tentando aumentar as suas possibilidades de sobrevivência. Com o valor angariado nas inscrições do curso, pretende-se também adquirir material de primeiros socorros para entrega a entidades que lidam diretamente com animais que ficarão, assim, melhor preparadas para auxiliar animais em caso de necessidade.
Os destinatários preferenciais da iniciativa, que vai reunir cerca de 150 participantes, são associações de proteção animal, canis municipais, bombeiros, equipas cinotécnicas, hotéis para animais, escolas de treino canino, cabeleireiros caninos, pet sitters, mas também donos de animais e público em geral que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
Os participantes terão formação em cuidados básicos com animais de estimação, emergências mais comuns, reanimação RCP, manobra de Heimlich e transporte e manuseamento de animais feridos. O programa inclui também uma componente prática, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos.
Fonte: CMO