Planos Mutualistas do Montepio

0
299
logo deco

logo deco“Qual é a vossa opinião sobre os planos mutualistas do Montepio?”

A DECO informa…

Todos os meses, o Montepio apresenta uma nova série do Capital Certo, um plano mutualista. Ao longo das várias emissões de 2015, o rendimento foi descendo e as penalizações por resgate antecipado aumentaram. No começo de 2016 surgiu uma emissão do Capital Certo 2016-2021.

Segundo a análise da equipa da PROTESTE INVESTE, o rendimento está a subir face às séries anteriores, mas as penalizações por resgate antecipado são uma forte desvantagem, mas não são a única. Sabia que quem tutela esta categoria de produtos é o Ministério da Solidariedade, do Emprego e Segurança Social? É caricato.

Trata-se de um produto de poupança muito semelhante a um seguro de capitalização e até tem a mesma fiscalidade, mas a autoridade que o regula é um ministério, portanto, o próprio Governo. Deveria ser uma entidade isenta e autónoma a vigiar estes produtos. Em caso de problemas financeiros da Associação Mutualista, que garantias apresentam aos seus subscritores? Muito poucas.

Esteve prevista a transferência da supervisão dos planos mutualistas para a alçada da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões. Mas esse assunto passou ao lado das alterações legais efectuadas em Setembro de 2015.

A supervisão deveria ser feita por uma entidade isenta, autónoma e competente, na medida em que regule produtos financeiros semelhantes. Já demos conta desta nossa exigência por carta enviada à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, em Abril de 2015. Até à data, não obtivemos resposta.

Em nome da transparência e da segurança dos consumidores de produtos financeiros, estes planos devem ser alvo de uma supervisão competente. Os riscos e as garantias deveriam constar nas fichas informativas destas séries. Uma ficha de informação uniformizada para todos os produtos financeiros seria muito bem-vinda.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.