Fundado em 2007, e em 9 anos de atividade distribuiu o equivalente a 16,1 milhões de refeições (conforme FEBA), tratando-se de um apoio efetivo de 8,3 milhões de euros.
Hoje os alimentos são distribuídos a cerca de 23 mil pessoas (3 mil das quais são crianças), através de 118 instituições em todos os concelhos do Algarve. As 8 mil famílias apoiadas dia-a-dia são a principal preocupação, pois as necessidades mantem-se elevadas. Nos últimos dois anos 75% da alimentação do distrito saiu do Banco Alimentar do Algarve.
A campanha que se vai realizar nos dias 28 e 29 de Maio é bastante importante, pois permite ao BA Algarve reforçar o stock de alimentos não perecíveis, como Leite, Azeite, Massa/Arroz, Leguminosas (lata/frasco/secas), Conservas de carne (Salsichas) e peixe (Atum e Sardinha), Farinha/Açúcar, Óleo, Bolachas e alimentação para crianças dos 0 aos 3 anos. Certo que as campanhas representam 20% do que se distribui ao longo do ano, mas é das campanhas que se recebe 90% destes produtos.