Câmara Municipal de Lagos, assina Contratos Programa com Clubes e Associações Locais na área do Desporto.

0
221
image001

image001

A Câmara Municipal de Lagos assinou, com os Clubes e Associações Locais, Contratos-Programa que enquadram o regime de comparticipação financeira da autarquia no âmbito da Candidatura ao Programa de Formação e Apoio ao Associativismo Desportivo (PFAAD), para a época desportiva de 2016/17.

Os contratos programa, agora assinados, visam operacionalizar e sistematizar alguns dos pressupostos que estiveram na base da elaboração do programa, especialmente no que se refere à Formação Desportiva, enfatizando aspetos basilares tais como objetivos, princípios pedagógicos e técnicos, parceiros, apoios e trabalho multidisciplinar. O programa de formação e os contratos têm por base princípios de racionalidade na gestão de recursos e equidade, consubstanciados num conjunto de propósitos que importa ressalvar, nomeadamente: o relevante papel desenvolvido pelos Clubes e Associações locais no fomento e desenvolvimento das várias modalidades desportivas, proporcionando aos jovens e munícipes uma prática desportiva regular; que o desporto deve emergir como uma atividade social de valor inegável e que o desenvolvimento da prática desportiva não deverá ser só sinónimo do aumento de praticantes, mas também, da qualidade que se pretende desses mesmos praticantes e, finalmente, que a concessão dos apoios aos Clubes Desportivos, em especial os de componente financeira, devem obedecer a uma lógica, onde os critérios devem ter em consideração a dimensão associativa de cada uma das entidades a apoiar, bem como o trabalho por ela desenvolvido no âmbito da prática desportiva.

Foram apresentadas 19 candidaturas sendo que 18 estavam em condições para avançar e assinar o contrato. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, e tanto a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, como o Vice-Presidente, Hugo Pereira (responsável pelo pelouro do Desporto), se mostraram “satisfeitos por poder chegar a este momento”. Para os autarcas “os clubes tiveram um papel preponderante em todo este processo, tendo sido verdadeiros parceiros na elaboração deste documento”. Ainda que possa não ser o suficiente, para Hugo Pereira esta medida é já “um princípio e um grande avanço aos apoios concedidos nesta área”, sublinhando igualmente o facto deste apoio ser, em grande medida, canalizado para a área da formação de atletas.

O Vice aproveitou a ocasião para agradecer “a todos os clubes todos os bons resultados que têm alcançado e por tudo o que têm feito na área do desporto levando o nome de Lagos muito para além das fronteiras do concelho”.

Recorde-se que, de acordo com o que foi avançado depois da Reunião de Câmara de 3 de Agosto de 2016, a Câmara Municipal de Lagos está a investir no apoio ao associativismo desportivo e para a época 2016/2017 (Agosto 2016/Julho 2017), um total de 581.000,00€, nas vertentes de cedência de instalações desportivas para treinos e competições e viaturas municipais, subsídios financeiros e outros apoios logísticos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui