Faleceu, aos 92 anos, o acordeonista e compositor João Barra Bexiga, natural da Bordeira.

0
441
joo-barra-bexiga-a-tocar

joo-barra-bexiga-a-tocar

A Direção Regional de Cultura do Algarve demonstra o seu sentido pesar pelo falecimento de João Barra Bexiga ocorrido esta quarta-feira aos 92 anos.

Mais um nome da cultura algarvia que nos deixa neste final de 2016. Nascido em 1924, no sítio da Bordeira, freguesia de Santa Bárbara de Nexe, conviveu desde sempre com os grandes mestres acordeonistas algarvios. Filho de um acordeonista, João Bexiga que fora autor do consagrado corridinho “Picadinho do Algarve”, começou a tocar aos 5 anos de idade, sendo por isso, talvez, o acordeonista com mais anos de carreira. Compôs inúmeras obras, principalmente corridinhos, que são hoje tocadas por muitos acordeonistas portugueses, tendo mesmo gravado dois discos.

Em 2008 foi-lhe prestada uma homenagem na sua terra natal, tendo sido já publicadas diversas obras onde se refere o seu trabalho como executante e compositor de inúmeras músicas.O seu contributo e o legado que nos deixa para a história e vida do acordeão no Algarve é inquestionável e ficará na memória de várias gerações.

Apresentamos as nossas sinceras condolências aos familiares, mas também a toda a família acordeonista que hoje sente profundamente esta perda.


Fonte: Direção Regional de Cultura do Algarve

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui