Quarteira recebe Exposição “Loulé no Coração”

0
162
Loul no_Corao

Loul no_CoraoÉ inaugurada no dia 17 de janeiro, pelas 17h00, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a Exposição “Loulé no Coração”, de Sebastião Fortuna.

Sebastião Fortuna é o décimo de uma família de 12 filhos, natural da Quinta do Anjo (Concelho de Palmela). Frequentou a Escola Comercial e Industrial de Setúbal, e no seu 3.º ano a Professora de Desenho disse-lhe para seguir Artes na Escola António Arroio. Inscreveu-se mas após os primeiros dias de aulas desistiu, regressou a casa para ser agricultor ou o que calhava. Foi carpinteiro de carroças, pintor da construção civil, carroceiro, tanoeiro…

Em 1955 dedicou-se ao atletismo e nesse mesmo ano foi Campeão Nacional de Corta Mato. Mais tarde, em 1959, começou a correr em bicicleta pelo Belenenses. Correu também, pelo Louletano, aquando da extinção desta modalidade no Belenenses. Constituiu um importante reforço da equipa algarvia na 24.ª Volta a Portugal em 1961. Deixando a competição foi mecânico da equipa de ciclismo do Benfica.

Em 1973 fez um quadro à experiência, as pessoas gostaram e Sebastião Fortuna sentiu-se muito bem. Também por essa altura entrou na Sado Internacional como pintor de cerâmica. Em 1975 foi para os Açores, onde esteve 8 anos, aqui pintou muito, os americanos da Base Aérea abriram-lhe o Clube dos Oficiais para galeria.

Sebastião Fortuna caracteriza-se por se enredar nos sonhos, nas histórias … e na tentativa de concretização de tudo o que idealiza. Cada uma das suas obras é pretexto para uma narrativa, indo muito para lá do contar como ou porque nasceu, regressa agora ao Algarve, 56 anos depois, com a exposição “Loulé no Coração”.

Esta Exposição vai estar patente ao público até 25 de fevereiro e pode ser visitada no seguinte horário: de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h30 e das 15h30 às 18h00. A entrada é livre.

 

Fonte: Gabinete de Eventos, Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Loulé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui