Esta iniciativa será uma oportunidade para os especialistas aprenderem as técnicas de intervenção em Medicina da Dor, numa abordagem prática, com recurso a um simulador de neuroestimulação medular, disponível pela primeira vez em Portugal. O encontro vai decorrer no dia 27 de janeiro, entre as 8h e as 18h30, na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa,
A relação entre a dor e a eletricidade, a dor e o gineceu, a dor e os estados modificados da consciência e o debate em torno das Unidades da Dor Aguda são alguns dos temas que vão marcar a 15ª edição do Convénio. O objetivo é criar um espaço de aprendizagem, partilha e debate de informação sobre os vários tipos de dor crónica e aguda, que afetam significativamente a vida dos doentes.
Na 5.ª edição do curso ECOASTOR, também integrada nesta iniciativa, os formandos vão utilizar o simulador de neuroestimulação medular, que recria num manequim, a colocação de elétrodos no sistema nervoso central. Esta técnica, cada vez mais presente na prática clínica portuguesa, tornou-se um novo desafio para os médicos intervencionistas.
Dr. Javier Durán, do Hospital Garcia da Orta, adianta que “serão abordadas três técnicas fundamentais para o médico intervencionista: ecoguiada, a radiofrequência e a neuroestimulação medular. A estrutura do curso consiste numa série de bancas práticas, com grupos reduzidos cujo conteúdo científico é apresentado de uma maneira muito particular: mostramos um procedimento de intervenção para cada tipo de dor.”
No decorrer desta iniciativa será atribuído o prémio “Grünenthal/ASTOR” que irá galardoar trabalhos originais em língua portuguesa sobre aspetos de investigação clínica no âmbito do tratamento da dor. Serão atribuídos dois prémios no valor de 1.250 euros às melhores apresentações nas seguintes áreas: intervenções médicas na abordagem da dor e intervenções de outras especialidades da área da Saúde na abordagem da dor.
Ainda no mesmo dia, vão decorrer quatro workshops dedicados aos temas: controlo da dor na pessoa idosa, hipnose, bandas neuromusculares e nutrição em dor.
Para mais informações consulte: http://www.cast.pt/astor/
Fonte: LPM Comunicação