Em São Brás de Alportel, a Biblioteca Municipal está cada vez mais próxima dos seus leitores. Com o novo serviço “Biblio Expresso” os leitores podem receber os seus livros em 24h num local à sua escolha”.
Estreado no mês de fevereiro, o projeto já fez nesta fase experimental mais de 30 atendimentos “fora de portas”, com entregas efetuadas no exterior.
Este novo projeto dá continuidade a toda uma estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pela Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro para abrir as suas portas à comunidade são-brasense. O êxito do projeto “Biblioteca fora da Si” deu assim origem a um novo desafio que a Biblioteca são-brasense lançou no passado mês de fevereiro intitulado “Biblio Expresso”, um novo serviço que vem reforçar a personalização do atendimento oferecido ao leitor com a possibilidade de entrega dos livros solicitados num outro local que não a própria Biblioteca e num curto espaço de tempo.
Com este novo serviço acabam-se as “desculpas” para não se ser um adepto da leitura, aposta-se na fidelização de leitores adultos e reduz-se o risco de não ver devolvidos os livros requisitados, alguns dos pontos fortes da nova valência deste equipamento cultural.
A requisição de uma entrega mediante o Biblio Expresso funciona de forma muito simples: o leitor requisita o livro por telefone, correio eletrónico ou pelo sítio da Biblioteca na Internet e no momento da requisição, fica logo acordado com o técnico da Biblioteca o local onde será efetuada a entrega. Os livros chegam ao leitor nas 24 horas seguintes, devidamente acomodados em sacos personalizados.
Com resultados muito positivos o Biblio Expresso permitiu concretizar mais de 30 entregas no primeiro mês em que foi lançado o projeto, contribuindo para reforçar laços e aproximar a Biblioteca Municipal dos leitores, enquanto forte aposta na valorização do livro e da leitura numa sociedade que se assume cada vez mais tecnológica.
Fonte: GIDI da CM de SB de Alportel