O Museu de Arte Contemporânea de Serralves leva à cidade de Faro a exposição “José Pedro Croft: De um lado ao outro”.
Esculturas, Desenhos e Gravuras na coleção de Serralves, de 9 de março a 28 de maio/2017.
A mostra, produzida em parceria com a Câmara Municipal de Faro, é inaugurada no próximo dia 9 de março às 19h00 no Museu Municipal de Faro. A inauguração conta com a presença da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
Esta mostra faz parte do intenso programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como grande objetivo tornar a Coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.
“De um lado ao outro” apresenta quinze obras que cobrem os períodos mais relevantes da carreira de José Pedro Croft (Porto, 1957) pertencentes à Coleção da Fundação de Serralves e que sublinham as principais preocupações e metodologias do artista. A exposição está organizada segundo quatro temas centrais: Monumento e Morte; Domesticidade e Mobiliário; Espelhos e Vidro; Desenho e Gravura.
Com uma carreira artística iniciada nos anos 1980, Croft é um dos escultores contemporâneos mais preocupados com uma abordagem crítica à ideia de monumentalidade, à tradição da estatuária e à relação da arte com a arquitetura. O seu trabalho reflete sobre noções de tempo e de espaço e como estes afetam a nossa perceção de objetos escultóricos, criando sofisticados jogos visuais com os espaços envolventes.Fonte: SCIEJ da CM de Faro