“Mete medo três vezes”

0
239
Cronica Selma Nunes

Tenho saudades de escrever crónicas com sabor a sal. Com o cheiro da areia meio molhada que apita estridente enquanto torrões semelhantes a açúcar amarelo se formam debaixo dos pés.

Contudo, nestes últimos tempos, olho a Ria e vejo nela pouca doçura, poucos torrões… e se há sabor a sal, este provém das lágrimas. Lágrimas humanas.

Frutos de um mar de frustração, desespero e de uma raiva emparedada pronta a saltar a qualquer momento. Ao mínimo sinal de vento. Tenho receio. Não costumo ter medo de escrever, e desta feita, tenho.

Os pés não estão feridos das simples topadas em conchas. São os corpos todos em ferida de circulação nervosa invisível. É por dentro das pessoas que estão esta dor e ansiedade incalculáveis. Cheira a desânimo e a luta. Àquela calma que dizem anteceder as tempestades.

E a luta é na areia, por areia. É desigual e suja. Só não receia quem nunca viu esses palcos.

E mete medo três vezes. Porque a cara da injustiça é mais medonha que os braços armados que, ainda que obrigados, a sustenta. Porque a injustiça se faz proteger pelo braço da justiça. Aquela a que se só se tem acesso nos corredores do dinheiro e do poder.

E se isto ainda não cheira a cólera e a despotismo, dou a terceira razão: tenho medo do peso das palavras. Porque mais nada tenho que estas palavras e as duas mãos que as escrevem. E não chega, nem ajuda e eu sei. Que fique claro que não se pode cobrar à autora mais do que estas palavras. Escrevo estas em consciência que não bastam.

Lamento profundamente e sei que nas cabeças, quando estão em desalinho, isso não chega, porque nada chega, na verdade. E temo pelas pessoas, pelas injustiças e pelas palavras. Por isso, escrevo a custo e a medo. Porque é uma avalanche que nos difama a todos, numa bola de neve que vai cegando e injustiçando em teia. É preciso coragem. É preciso manter a clareza de raciocínio.

Selma NunesCronica Selma Nunes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.