Um menos peso, uma melhor nutrição, uma vida mais ativa, mas o melhor de tudo é o bem-estar. É esse o trabalho desenvolvido pelo Programa de Combate à Obesidade, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim desde setembro de 2016.
É o 1º programa municipal de Combate à Obesidade, funciona em articulação com o Centro de Saúde local, e reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e desporto. Atualmente já reúne 145 aderentes, 99 dos quais já foram avaliados.
Esta iniciativa está integrada nas políticas sociais e de saúde da autarquia castromarinense e visa combater aquele que é considerado um dos principais flagelos deste século, a obesidade, responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura da população mundial.
Atualmente, mais de metade da população portuguesa (5,9 milhões de pessoas) é obesa ou está em risco de o ser e apenas 27% fazem exercício físico diariamente. Os dados são o resultado do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, realizado entre 2015 e 2016 sob a coordenação da Universidade do Porto. A obesidade é dos principais pontos de partida para as principais doenças crónicas como a Diabetes, doenças Cardiovasculares e Oncológicas. Por este motivo já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “a pandemia do século XXI”.
Natália Gomes aderiu ao Programa, inicialmente “para perder peso”, mas, acima de tudo, para “ter uma melhor qualidade de vida” e, até agora, o balanço tem sido “muito positivo” e sente-se muito motivada para continuar.
“A resposta dos serviços de saúde do Estado é lenta e falha muito, porque é preciso agarrar a motivação das pessoas na hora certa”, declara o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Para se inscrever pode dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe do Município de Castro Marim ou utilizar os contactos: 281 510 778 | [email protected].Fonte: GCda CM de Castro Marim