“Encontro Internacional sobre Pensamento Crítico” em Lagos

0
293
Giramundo Lagos 1

Qual a ligação entre participação juvenil e pensamento crítico? Qual a relação entre a iliteracia funcional e a empregabilidade dos jovens? Como aumentar o empreendedorismo juvenil nas áreas perifericas?

Entre 20 e 26 de Março, 30 técnicos de juventude de 12 países da Europa se juntarão em Lagos para encontrar respostas a estas perguntas, com o objectivo de descobrir, em conjunto, novas estratégias para capacitar os jovens nas áreas periféricas dos países europeus.

“O tema do pensamento critico é especialmente relevante pois é a base que garante aos jovens maiores oportunidades de empregabilidade, maiores horizontes. “ afirma a Presidente da Associação Giramundo, promotora do projecto “Beyond Horizons”, que ganhou um financiamento comunitário do programa Erasmus+.
Este será o primeiro projecto do género em Lagos, levado a cabo pela associação local “Giramundo Lagos”, uma nova associação que visa promover a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens através de oportunidades de mobilidade europeias.

A Giramundo acredita que os jovens são os principais agentes de mudança, que possuem a criatividade e energia para inovar e construir um futuro positivo, mas que para desencadear este potencial é necessário criar conexões que vão para além do nosso grupo, é preciso olhar para além dos horizontes. Por isso, neste projecto procurou-se envolver um grande número de parceiros europeus e colocá-los em contacto directo com o mundo institucional e juvenil local.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, o grupo internacional desenvolverá as actividades do projecto no Espaço Jovem da cidade. A autarquia organizará também um Jantar do Associativismo jovem, um momento especial para as instituições e organizações da cidade encontrarem estes participantes internacionais, partilharem experiências e estabelecerem novas parcerias.

Jovens representantes de associações locais estarão entre os participantes deste projecto. Visitas culturais e conhecimento das associações locais, assim como sessões promovidas por especialistas locais e internacionais farão parte do programa.

Este evento internacional é prioritariamente uma plataforma para o desenvolvimento de futuros projectos e sinergias entre organizações de Lagos e do Algarve, com outras que trabalham com os jovens em toda a Europa. O objectivo destes novos projectos? Simples, é expandir os horizontes dos jovens!Giramundo Lagos 1Logo de LagosFonte: Associação Giramundo Lagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.