Na passada quarta-feira, dia 22, a embaixadora do consulado britânico em Portugal deslocou-se ao “concelho mais britânico” do país, Albufeira, para esclarecer os cidadãos residentes na região sobre as implicações do “Brexit”.
Cerca de 150 pessoas manifestaram as suas preocupações e apontam solicitar ao Governo português a dupla nacionalidade.
Cerca de 150 residentes no Algarve do Reino Unido estiveram presentes na sessão de esclarecimento sobre o “Brexit”, na passada semana em Albufeira. A embaixadora do consulado britânico, Kirsty Hayes foi nesse dia recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, apresentando o seu agradecimento pelo acolhimento, dado ser “o concelho mais britânico de Portugal”, referiu.
No Auditório Municipal, os britânicos residentes na região colocaram diversas questões ligadas ao seu futuro quanto a pensões de vida, economias depositadas em bancos, seguros de saúde e, essencialmente, impostos. O Acordo de Shengen que até agora lhes permitia abertura para diversas operações, neste momento encontra-se condicionado dada a saída do Reino Unido da União Europeia.
Diversas pessoas demonstraram a Kirsty Hayes o seu contentamento por viverem no Algarve, pelo que afirmaram ser uma possibilidade válida o pedido de dupla nacionalidade, situação que a embaixadora remeteu para a responsabilidade do Governo Português.
Com distribuição de diversa informação sobre o “Brexit”, os britânicos ouviram também por parte de Carlos Silva e Sousa o seu apoio enquanto autarca, “tal como sempre o fiz, desde o tempo que em fui advogado e sempre defendi os interesses da população britânica no Algarve, quer residentes, quer investidores”.Fonte: GCRPRI da CM de Albufeira