O FIMA 2017 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta “Modernismo Francês: Debussy & Poulenc”, com música de câmara pelas mãos do pianista Constantin Sandu e de um quinteto de sopros da Orquestra Clássica do Sul, dia 8 de Abril, às 21h00, no Centro Cultural de Lagos (Auditório Duval Petana).
A música francesa pós romântica enveredou por um caminho diferente para o Modernismo. Debussy e Poulenc, os compositores que ouvimos neste concerto, são dois bons exemplos. Debussy, na procura de novas linguagens transformadoras da música, deixou-se influenciar pelas estéticas simbolista (na Literatura) e impressionista (na Pintura), bem notórias nas obras pianísticas que compõem este reportório. Também Poulenc seguiu um caminho muito pessoal e eclético, expresso no “Sexteto para Piano e Quinteto de Sopros”.
A arte interpretativa de Constantin Sandu desenvolveu-se sob a influência dos seus mestres romenos, sendo dotado de uma distinta personalidade artística, que lhe valeu vários prémios internacionais e a participação em diversos festivais de renome.Fonte: SC da CM de Lagos