Alexander Rathenau tomou posse numa cerimónia que decorreu no passado dia 31 de março, no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI. Desde o 25 de abril esta é a primeira vez que Lagos acolhe a localização de um Consulado da Alemanha.
Foi num auditório repleto de amigos, colegas, conhecidos e membros da comunidade alemã residente no Algarve que decorreu esta cerimónia da Tomada de Posse do novo cônsul Honorário da República Federal Alemã, Alexander Rathenau.
A Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, começou por dar as boas vindas ao embaixador, ao novo cônsul e a todos os presentes “num momento muito especial e que muito honra o Município de Lagos”. Afirmando a “disponibilidade da autarquia para colaborar com o cônsul honorário em tudo o que seja necessário no âmbito do apoio à comunidade residente alemã em Lagos”, a autarca reafirmou a sua “certeza que o novo cônsul possui todas as capacidades para o cargo que passará agora a desempenhar”.
Uma opinião de imediato corroborada pelo Embaixador da República Federal da Alemanha em Lisboa, Christof Weil, que publicamente afirmou, “regozijo-me por este cargo ser assumido por Alexander Rathenau, e estou certo que irá cumprir com a sua grande responsabilidade e máximo profissionalismo”, dando a conhecer as qualificações do novo cônsul para o desempenho deste cargo. O Embaixador, que aproveitou a ocasião também para referir que desde que chegou a Portugal, no verão passado, tem “vivenciado a hospitalidade e a gentileza dos portugueses”, não tem dúvidas de que Alexander Rathenau será “uma boa surpresa” até porque o qualificou como sendo, “uma combinação muito feliz de ambas as culturas portuguesa e alemã, que conhece tão bem os nossos pontos fracos como os fortes”.
A terminar lembrou que a história dos cônsules alemães na região algarvia já conta com 265 anos, “o que atesta a grande tradição das relações entre a Alemanha e o Algarve”.
Ao seu discurso seguiu-se o Juramento e a Tomada de Posse do novo cônsul com a entrega de algumas cartas, momento que terminou com um apontamento musical pela Academia de Música de Lagos.
Alexander Rathenau mostrou-se “profundamente grato pelo voto de confiança para assumir este cargo de tão elevada importância” e deixou a certeza que estava “motivado para enfrentar este desafio, para o qual darei o meu melhor”. Depois de falar concretamente sobre as competências inerentes ao cargo, deixou a todos a certeza de que “no que estiver ao meu alcance e dentro das minhas competências tudo farei para ajudar e apoiar no que for necessário a comunidade alemã”.
A este ato solene seguiu-se um breve momento de convívio com um beberete confecionado e servido pela escola/curso de hotelaria da “DUAL” – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã – Portimão e uma visita às novas instalações do Cônsul Honorário, situado a poucos minutos do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, mais precisamente na Rua António Crisógno dos Santos.
O Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha em Lagos tem jurisdição nos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre e Setúbal.
Em Portugal existem atualmente 4 cônsules honorários (no Algarve – Lagos / na Madeira – Funchal / nos Açores – Ponta Delgada e no Porto), e esta é a primeira vez, depois do 25 de abril, que Lagos acolhe a localização de um Cônsul Honorário da Alemanha.
Os mais de 300 cônsules honorários existentes em todo o mundo constituem uma rede extremamente importante para o Ministério das Relações Externas da República Federal da Alemanha. São os representantes e interlocutores locais, são simultaneamente os contactos dos cidadãos alemães e da Embaixada Alemã e distinguem-se pelo mérito de ligar as suas inúmeras experiências e contactos locais com os seus conhecimentos da língua e cultura alemãs.Fonte: SC da CM de Lagos