Programação de Abril da Casa-Museu João de Deus em SB Messines

0
261
Casa Museu SB Messines

A Casa-Museu João de Deus (CMJD), espaço da Câmara Municipal de Silves localizado em SB Messines, terá no mês de abril diversas iniciativas, envolvendo a promoção das artes e a divulgação do trabalho e da figura do escritor e pedagogo João de Deus.

Até 28 de abril, a artista plástica Sara Navarro dinamizará a oficina educativa “Folhas Soltas”, dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Durante o mesmo período a CMJD acolhe a exposição de ilustração, com o mesmo nome, de Sara Navarro e dos alunos do 1.º ciclo do EB de SB Messines.

O Ciclo de memórias “Cartilha Maternal conversas à solta” prossegue, com a colaboração dos Pólos de Educação do Longo da Vida, Desta feita, a sessão terá lugar em Pêra, no dia 18 de abril, sendo a antepenúltima deste ciclo que visa uma partilha de memórias em redor da obra e do pedagogo e que iniciou em março de 2016, de modo a assinalar os 140 anos da 1ª edição da cartilha maternal, obra pedagógica de João de Deus.

A “Poesia N’ Praça – mercado de poesia/Poetry Book Market” regressa a 22 de abril, trazendo as leituras, os livros e a poesia ao mercado mensal de Tunes. Os temas escolhidos para as leituras neste mercado andarão em torno da viagem e dos cenários ferroviários, estando preparadas leituras de poemas sobre comboios, sobres estações e sobre caminhos-de-ferro. Procurar-se-á dar uma visão poética do quotidiano destes lugares comuns através da escrita sobre a viagem e os viajantes.

Um encontro com a escritora Catarina Nunes de Almeida será o evento destaque do dia 26 de abril. O estabelecimento de um diálogo entre os alunos da Escola Secundária de Silves e a jovem autora permitirá profundar o conhecimento da sua obra e partilhar leituras. Catarina Nunes de Almeida nasceu em 1982, em Lisboa, onde vive. Lecionou durante dois anos na Universidade de Pisa e concluiu, em 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, uma Tese de Doutoramento intitulada “Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea”. Atualmente está a trabalhar num projeto de investigação de Pós-Doutoramento (com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia) no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, também no âmbito do Orientalismo Português. Tem diversos títulos publicados, nomeadamente Prefloração (Quasi, 2006), que recebeu o Prémio Daniel Faria e o Prémio Pen Club Português para primeira Obra. Seguiram-se A Metamorfose das plantas dos pés (Deriva, 2008), Bailias (Deriva, 2010) e Marsupial (Mariposa Azual, 2014). É, ainda, coautora da antologia poética Nau-Sombra: os orientes da poesia portuguesa do século XX (Nova Vega, 2013).

O mês de abril terminará com o evento “Silves, Casa dos Poetas I Encontro anglo-luso de Poesia”, que terá lugar a 29 de abril, tendo como poetas anfitriões Manuel Neto dos Santos (Portugal) e Peter Pegnall (Reino Unido). Este encontro iniciar-se-á com uma visita literária à CMJD e entre as 11h00 e as 17h00 decorrerá o Workshop de tradução português inglês “João de Deus – a poética essencial”, que terá duas sessões: a primeira está prevista para as 10h30 e a segunda às 15h00, destinando-se esta ação aos participantes no encontro anglo-luso de poesia. O encontro terminará com uma sessão de leitura pública bilingue, pelas 17h30.

Ainda inserida neste programa, haverá pelas 17h00 um miniconcerto de Primavera pela Orquestra Orff no Jardim Escola João de Deus, intitulado “Campo de Flores”.

O telefone 282 440 892 e o email [email protected] são os contactos da CMJD disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.Casa Museu SB MessinesFonte: GIRP do Município de Silves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui