O Concurso Enológico La Selezione del Sindaco atinge este ano a sua 16ª edição e esta tem sido uma das iniciativas que melhor espelha, por um lado a importância da ligação dos vinhos à identidade dos seus territórios (produtores / municípios), e por outro a relação de parceria e trabalho em rede entre diferentes entidades que promovem e valorizam o vinho, a sua qualidade e todas as mais-valias culturais e económicas associadas ao setor.
Organizado pela associação italiana Città del Vino, este concurso tem como parceiros a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a congénere espanhola ACEVIN e a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, que desenvolvem um trabalho conjunto de promoção da iniciativa junto dos municípios dos diferentes países.
O prestígio alcançado pelo concurso e o destaque cada vez maior que os vinhos portugueses têm atingido no concurso levam a AMPV a destacar esta iniciativa, em especial a edição de 2016, na Gala comemorativa do seu 10º aniversário, que terá lugar na noite de 30 de abril, no Centro Cultural do Cartaxo.
A AMPV irá assim entregar vários prémios, designadamente, o Enólogo do Concurso, a Região mais Premiada e a Adega mais Premiada, assim como destacar os municípios onde foram produzidos os vinhos que alcançaram os prémios mais relevantes no concurso.
Na edição do ano passado, o melhor vinho português foi o Vista Alegre Moscatel, de Vallegre, Vinhos do Porto S.A (Município de Sabrosa), considerado o 5.º melhor vinho entre os mais de 1.100 a concurso. O vinho tem a assinatura do enólogo Pedro Sá.
Dois outros vinhos portugueses estiveram entre os 16 que receberam o prémio máximo do concurso e também eles vão merecer destaque nesta gala: Quinta da Badula Reserva 2012, da Quinta da Badula Lda. (Município de Rio Maior), do enólogo António Ventura, e Madre de Água 2011, da Madre de Água Lda. (Município de Gouveia), do enólogo Paulo Nunes.
Os enólogos que vão receber o prémio são: Pedro Sá (Vallegre), António Ventura (Quinta da Badula) e António Pina (Madre d’Água), assim como também o enólogo da adega mais premiada (Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões).
A casa vitivinícola mais premiada foi a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, o município com mais vinhos premiados (13 medalhas) foi o Montijo e a região mais premiada foi a Península de Setúbal, com um total de 20 medalhas.
A 16ª edição do concurso internacional enológico La Selezione del Sindaco irá realizar-se este ano em Itália, no município de Tramonti, na província de Salerno, de 25 a 28 de maio, e à semelhança dos anos anteriores, contará com um grupo de enólogos portugueses no júri do concurso.Fonte: AMPV Comunicação Cartaxo