AMPV entrega prémios a Enólogos

0
186
Ampv Cartaxo

O Concurso Enológico La Selezione del Sindaco atinge este ano a sua 16ª edição e esta tem sido uma das iniciativas que melhor espelha, por um lado a importância da ligação dos vinhos à identidade dos seus territórios (produtores / municípios), e por outro a relação de parceria e trabalho em rede entre diferentes entidades que promovem e valorizam o vinho, a sua qualidade e todas as mais-valias culturais e económicas associadas ao setor.

Organizado pela associação italiana Città del Vino, este concurso tem como parceiros a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a congénere espanhola ACEVIN e a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, que desenvolvem um trabalho conjunto de promoção da iniciativa junto dos municípios dos diferentes países.

O prestígio alcançado pelo concurso e o destaque cada vez maior que os vinhos portugueses têm atingido no concurso levam a AMPV a destacar esta iniciativa, em especial a edição de 2016, na Gala comemorativa do seu 10º aniversário, que terá lugar na noite de 30 de abril, no Centro Cultural do Cartaxo.

A AMPV irá assim entregar vários prémios, designadamente, o Enólogo do Concurso, a Região mais Premiada e a Adega mais Premiada, assim como destacar os municípios onde foram produzidos os vinhos que alcançaram os prémios mais relevantes no concurso.

Na edição do ano passado, o melhor vinho português foi o Vista Alegre Moscatel, de Vallegre, Vinhos do Porto S.A (Município de Sabrosa), considerado o 5.º melhor vinho entre os mais de 1.100 a concurso. O vinho tem a assinatura do enólogo Pedro Sá.

Dois outros vinhos portugueses estiveram entre os 16 que receberam o prémio máximo do concurso e também eles vão merecer destaque nesta gala: Quinta da Badula Reserva 2012, da Quinta da Badula Lda. (Município de Rio Maior), do enólogo António Ventura, e Madre de Água 2011, da Madre de Água Lda. (Município de Gouveia), do enólogo Paulo Nunes.

Os enólogos que vão receber o prémio são: Pedro Sá (Vallegre), António Ventura (Quinta da Badula) e António Pina (Madre d’Água), assim como também o enólogo da adega mais premiada (Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões).

A casa vitivinícola mais premiada foi a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, o município com mais vinhos premiados (13 medalhas) foi o Montijo e a região mais premiada foi a Península de Setúbal, com um total de 20 medalhas.

A 16ª edição do concurso internacional enológico La Selezione del Sindaco irá realizar-se este ano em Itália, no município de Tramonti, na província de Salerno, de 25 a 28 de maio, e à semelhança dos anos anteriores, contará com um grupo de enólogos portugueses no júri do concurso.Ampv CartaxoFonte: AMPV Comunicação Cartaxo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.