Ciclo “Os Filhos da Terra também têm Nome” em Silves

0
216
Cartaz Filhos Terra Silves

Laura Ravéra (jornalista da Take 5), André Boto (fotógrafo), Andreia Jorge Luís (repórter da TVI) e João Ribeiro (operador de câmara na Benfica TV) são os convidados da primeira sessão de 2017 do ciclo “Os Filhos da Terra Também tem Nome”. A iniciativa tem lugar no próximo dia 29 de abril, no Teatro Mascarenhas Gregório, pelas 21h30, e é promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS).

“Uma imagem ainda vale mais do que mil palavras?” é o tema deste serão de conversas informais que irá juntar em palco estes quatro “filhos da terra”, com fortes ligações ao concelho de Silves, todos eles com percursos profissionais ligados a diversas áreas da comunicação. A moderação estará a cargo de Carlos Rocha, do Município de Silves.

Mais informações sobre este ciclo poderão ser recolhidas junto do sector de Cultura da CMS, através do telefone 282 440 800 ou do email [email protected].

A entrada é livre.

+ sobre os convidados

Laura Ravéra, nasceu em Campo Maior, no Alentejo. Veio para o Algarve com 2 anos, tendo residido e feito toda a formação escolar em Silves, até aos 18 anos. Tirou a licenciatura em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica e após concluir decidiu iniciar o mestrado em Estudos dos Media e Jornalismo, pela Universidade Nova de Lisboa.

O seu caminho profissional começou a desenhar-se ainda durante o mestrado, quando uma candidatura espontânea lhe valeu um estágio curricular na TVI, na produção do programa Você na TV, entretenimento. Atualmente é jornalista na produtora Take 5 (que trabalha para a TVI), em Faro, onde reside há 3 anos.

André Boto nasceu em Lagos mas fez toda a sua infância em Silves.

Em 2007 concluiu a Licenciatura em Artes Decorativas, na Escola Superior de Educação de Beja. Em 2008 completou o curso de Fotografia Avançada e Fotografia Conceptual (em 2009) na Oficina da Imagem, onde hoje é professor.

Neste momento, reside na área de Lisboa e efetua maioritariamente trabalhos fotográficos na área de projetos criativos de autor, decoração, fotografia publicitária, arquitetura, interiores e industrial.

Aos olhos do autor, a fotografia trata-se apenas de um meio de comunicação, um veículo para transportar ideias e/ou impulsos visuais. Assim, o objetivo é o de produzir imagens de grande impacto e força suficiente para despertar a atenção do leitor.

Desde sempre com uma forte ligação às artes, as suas influências vêm do passado, de uma altura em que ainda não se dedicava à fotografia. Trabalhando com base no estilo Surrealista, M.C.Escher, Rene Magritte ou Salvador Dali começaram por ser as suas primeiras grandes fontes de inspiração.

Em 2009, consegue o certificado QEP – Qualified European Photographer, na categoria de Fotografia Ilustrativa. Em 2010, torna-se o primeiro Master QEP português, e o mais jovem europeu a consegui-lo.

Ainda em 2010, conquista o prémio de Fotógrafo Europeu do Ano de 2010, pela FEP – Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais e é designado Embaixador do Ano Internacional da Juventude, sob a chancela das Nações Unidas.

Ao todo, conta com mais de 100 diferentes distinções na área da fotografia, nacional e internacionalmente. Realiza com frequência exposições individuais e coletivas e já foi orador em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro.

Principais Distinções:

  • Segundo Certificado Master QEP – Com trabalho de fotografia de interiores, 2016
  • Fotógrafo Europeu do Ano 2010, pela FEP – Federation of European Professional Photographers;
  • Master QEP – Master Qualified European Photographer (2010);
  • Embaixador do AIJ – Ano Internacional da Juventude, sob a chancela das Nações Unidas;
  • QEP em Retrato, (2010) QEP em Fotografia Ilustrativa (2009);
  • 5 Medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze no FEP – European Photographer of the Year 2010;
  • Projeto nomeado para melhor trabalho fotográfico, na categoría de Artes Visuais, no Premio Autores 2010 SPA / RTP, Jan, 2010;

Andreia Jorge Luís tem 33 anos e é jornalista da TVI e TVI24.

Em 2008 licenciou-se em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa. No decurso da licenciatura teve os primeiros contactos com o mundo do jornalismo. Estagiou na redação do jornal Globalnotícias (pertencente ao Diário de Notícias) e de seguida no já extinto Rádio Clube Português.

No último ano do curso, ingressou no Erasmus em Leipzig, na Alemanha, numa das mais conceituadas universidades da área. A experiência durou seis meses.

Foi no âmbito do mestrado, no final de 2008, que iniciou o seu estágio na TVI, que durou seis meses. Em 2013 foi chamada a integrar a equipa de jornalistas da TVI.

João Rosa Ribeiro, desde muito cedo teve curiosidade e paixão crescentes pelo mundo da televisão, gosto que partilha com o seu pai. É operador de câmara na Benfica TV, com formação em Realização pela ETIC – Algarve. Como profissional nesta área tem desenvolvido diversos trabalhos para entidades, entre as quais está a Câmara Municipal de Silves, para quem executou um vídeo de apresentação do concelho e reportagens sobre eventos, como a 1.ª Mostra Silves Capital da Laranja. É um perfecionista, que procura crescer cada vez mais na sua área, investindo em formação e em novos equipamentos que o desafiem e melhorem a qualidade do seu trabalho.Cartaz Filhos Terra SilvesFonte: GIRP do Município de Silves

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui