O pontão do Centro Náutico da Praia de Faro, que oferece aos seus utilizadores a possibilidade de acesso e realização de atividades náuticas na Ria Formosa (nomeadamente canoagem, windsurf, vela e stand up paddle), ficou completamente destruído na sequência da intempérie que se registou em Faro nas últimas horas.
Esta infraestrutura, que agora se encontra sem possibilidade de utilização, foi instalada originalmente em 2004, tendo sido, desde então, alvo de três intervenções de manutenção de fundo (entre outras de pequena dimensão) que permitiram prolongar a sua vida útil, tendo em conta as condições da sua localização (ventos, marés, etc.).
Estando já contemplada a aquisição de um novo pontão e substituição do atual (cuja estimativa orçamental aponta para um valor na casa dos 180 mil euros), este processo toma agora uma nota de urgência que deverá, no mínimo, manter-se por mais seis a sete meses por motivos de concurso.
Até que a situação se torne definitiva, a Câmara Municipal está a envidar todos os esforços para encontrar uma alternativa que possibilite a montagem de uma infraestrutura provisória que permita, a todos os seus utilizadores, uma utilização normalizada desta instalação desportiva de referência que é o Centro Náutico da Praia de Faro.
SUBSTITUIÇÃO JÁ PREVISTA NA PROPOSTA DE REVISÃO ORÇAMENTAL APRESENTADA PELO PRESIDENTE
Apesar de a infraestrutura apresentar condições de segurança que certificavam a sua operacionalidade na época balnear que se aproxima, o Presidente da Câmara e a sua vereação haviam já tomado a iniciativa de colocar esse investimento no processo de revisão orçamental em curso. Esta é a melhor forma de assegurar que o Centro Náutico Municipal da Praia de Faro se mantém a principal referência náutica da Ria Formosa e um dos melhores equipamentos do País no seu género.
Fonte: GP da CM de Faro